Cardápio para emagrecer

Cardápio para emagrecer

O cardápio correto é sem dúvida, o primeiro passo para emagrecer. É preciso manter uma alimentação adequada, balanceada e que garanta as vitaminas e nutrientes que o organismo precisa para funcionar, sem exagerar e abusar de alguns elementos perigosos para a saúde, como o açúcar e o sal.

É fundamental que o cardápio seja personalizado para suas necessidades e carências nutricionais. Por isso, o acompanhamento de uma nutricionista é recomendado para quem deseja iniciar um processo de reeducação alimentar.

Para emagrecer, a regra é uma só: consuma menos calorias do que você gasta num dia. Nossas atividades diárias já nos fazem perder calorias, como trabalhar, andar, subir escadas e, até mesmo, dormir.

O problema é que, quando não fazemos atividades físicas diárias, acabamos consumindo mais calorias do que gastamos, e isso, em longo prazo, vai resultar em gordurinhas indesejadas, principalmente na região abdominal.

Aqui, vamos te apresentar o cardápio ideal para emagrecer com saúde, por meio de sete dicas importantes e essenciais. Confira as recomendações e comece a viver uma mais leve e mais saudável.

O que comer para emagrecer com saúde

A dica básica para emagrecer com saúde é: não passe fome! Ninguém pode emagrecer com dietas extremamente restritivas e que farão mal ao organismo, e muito menos com remédios – isso é extremamente proibido!

O cardápio  para emagrecer perfeito é aquele que: não pula refeições, inclui uma grande variedade de frutas, verduras e legumes, fortalece o consumo de fibras e cereais, elimina os excessos de sal e açúcar refinado, cortar refrigerantes e fast food e prevê o consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia. Vale lembrar que a dica de comer de três em três horas para manter o metabolismo ativo também é válida! Confira mais dicas a seguir:

1 – Sempre comece as refeições com um prato de salada antes dos pratos quentes. Dessa forma, a tendência é que você coma menos e se sinta saciada mais rapidamente.

2 – Nunca faça suas refeições na frente da televisão. O momento da refeição deve ser apreciado. A comida deve ser mastigada várias vezes para ajudar no emagrecimento. Esteja concentrada no sabor dos alimentos.

3 – Ao fazer suas compras, dê preferência aos alimentos integrais, como arroz, pães, macarrão e biscoitos. A farinha integral ajuda a causar a sensação de saciedade mais rapidamente. Troque todos os alimentos que levam farinha de trigo branca por farinha integral.

4 – Consuma alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, como frutas cítricas, café, pimenta e água gelada. Aliás, a água gelada é muito importante para o processo de emagrecimento e é fácil de ser tomada durante o dia. A água também atua como inibidor de apetite e promove a desintoxicação do organismo e ainda restabelece o colágeno da pele assim como o suplemento quitoplan.

5 – O ideal é que você tenha um cardápio diário de, no máximo, 1000 calorias. Procure um nutricionista para te ajudar nessa missão.

6 – Não tome refrigerantes e nem bebidas alcoólicas durante a dieta. Essas bebidas estão proibidas, até mesmo nos finais de semana.

7 – O cardápio perfeito para emagrecer deve ter café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. As refeições devem ser equilibradas, com pequenas porções de carboidratos, proteínas, legumes e vegetais.

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